“No universo ficcional da série de filmes Star Wars, Dagobah é o nome de um planeta onde o mestre Jedi Yoda fica exilado durante 20 anos, após a vitória do lado negro da Força. Foi depois que Darth Vader caçou e matou quase todos os Jedi, que Yoda se refugiou nos pântanos de Dagobah, onde imensas árvores contendo uma grande concentração de força do lado negro lhe permitiram esconder-se do imperador Palpatine. Mas Dagobah é também o lugar para o qual seguem os jovens eleitos para ser treinados como Jedis. Foi lá que Luke Skywalker (“uma nova esperança”) encontrou Yoda e, a partir daí, reverteu o predomínio dos Sith.”

dagobah-variation1.jpg

“O QUE É DAGOBAH HOJE NO BRASIL

Está em curso no país uma regressão ético-política que acabará retirando substantividade da nossa democracia. Mas não existe um ator político coletivo capaz de fazer frente à perversão da política e à degeneração das instituições que estão enfreando o processo de democratização da sociedade brasileira.

E o pior é que não existe nem mesmo a percepção de que isso está acontecendo.

E, pior ainda, é que a vitória de Lula em 2006 não é, ao que se pode prever, a última etapa da experiência petista no governo federal, como alguns estão pensando e sim o início de uma hegemonia neopopulista de longa duração, apoiada no ‘banditismo de Estado’. Com as oposições que temos – se não houver alguma mudança significativa no seu comportamento – o lulopetismo, provavelmente, não abandonará o poder em 2010.

Antes de mais nada porque não haverá quem possa resistir à continuidade do processo de perversão da política e de degeneração das instituições que se processará, daqui para frente, todo dia, 24 horas por dia, fora dos períodos eleitorais. A não ser que aconteça um milagre, vem por aí uma fase tenebrosa.

Será preciso começar tudo de novo, capacitando uma nova geração de agentes políticos capazes de entender o valor da democracia e de se comprometer profundamente com esse valor, com condições de resistir e de articular politicamente novas alternativas democráticas para o Brasil. Isso deverá ser feito durante o próximo período obscuro em que vamos viver e para a qual devemos nos preparar enquanto aguardamos uma nova esperança. Isto é Dagobah.”

Trechos de Texto do Augusto de Franco. Mais aqui no site dele: democracia


A partir de agora, junto-me aos Agentes da Resistência Democrática.